Zootecnia

Zootecnia

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ – 33002010165P-9), da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), iniciou o Curso de Mestrado em Janeiro de 1994 e o Curso de Doutorado e Doutorado Direto em Janeiro de 2001.

A área de concentração do programa é “Qualidade e Produtividade Animal”, onde são congregadas diversas linhas de pesquisa , que englobam pesquisas básicas e aplicadas relacionadas as diferentes áreas e espécies de interesse zootécnico.

Desde sua criação, o PPGZ, foi caracterizado pela multidisciplinaridade de seu corpo docente e de linhas de pesquisa. Como único programa de pós-graduação existente na FZEA até o ano de 2009, ele absorveu docentes de diversas áreas relacionadas à produção animal, os quais têm atuado nas seis diferentes linhas de pesquisa do PPGZ.

A primeira defesa de mestrado do programa ocorreu em 08/10/1996 com a dissertação “Estudo da inclusão de fibra na dieta de bezerros da raça holandesa”, do aluno Andrei Kimura Marcondes de Castro, orientado do Prof. Dr. Marcus Antônio Zanetti.

A primeira defesa de tese de doutorado foi realizada no dia 19/12/2003, sob o título Efeito da separação de larvas de Pacu (Piaractus mesopotamicus) por tamanho, na seleção e no crescimento, desenvolvida por Sandoval dos Santos Júnior, sob orientação do Prof. Dr. Francisco Javier Hernandez Blazquez.

Desde a criação desses cursos, até o final de 2016, já foram titulados 335 mestres e 152 doutores, que têm sido absorvidos como docentes, pesquisadores ou profissionais, por Universidades públicas e privadas, por instituições públicas de pesquisa, ou por empresas relacionadas ao desenvolvimento de inovações tecnológicas vinculadas a produção animal.

No triênio (2007-2009) o programa obteve o conceito 5 na avaliação da CAPES, que foi mantido no triênio seguinte (2010-2012).

 
Translate »