Docente da FZEA e equipe de empreendedores ganham Trófeu Unicórnio durante o Startup Weekend Santo André

Docente da FZEA e equipe de empreendedores ganham Trófeu Unicórnio durante o Startup Weekend Santo André

Banner Trófeu Unicórnio  Startup Weekend Santo André

 

Entre os dias 24 e 26/08/2018, a região do ABC Paulista teve a oportunidade de realizar uma imersão de 54 horas no modelo de trabalho de uma startup. O evento, chamado Startup Weekend Santo André, ensinou na prática como construir um negócio inovador. O projeto é promovido internacionalmente pela aceleradora Techstars, e nesta edição contou com o apoio da Prefeitura de Santo André e do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul, além do envolvimento de toda a comunidade de startups da região.

O Startup Weekend já deu origem a mais de 23 mil startups em 150 países do mundo. O formato teve início na cidade de Bolder, Colorado, em 2007. No primeiro dia, as pessoas se conhecem, apresentam suas ideias e formam os times. Estes trabalham intensivamente no sábado e domingo para apresentar aos jurados da banca final um projeto viável de startup. Durante o trabalho, contam com apoio de mentores, ou seja, empreendedores experientes que compartilham seus conhecimentos com as equipes. Entre as empresas que nasceram de um Startup Weekend estão a Easy Taxi, aplicativo de chamadas de táxi, e o Zapier, sistema que conecta e integra diferentes aplicativos de forma simplificada.

A FZEA esteve presente no Startup Weekend Santo André por meio da participação do Prof. Dr. Edson Roberto da Silva. Durante o evento, o time do qual faz parte o docente do Departamento de Medicina Veterinária (ZMV/FZEA/USP), apresentou o projeto Acessa Saúde (Plataforma Web/App), o qual, após apresentação e avaliação por uma banca, foi o vencedor do Trófeu Unicórnio.

O time realizou observações em Hospitais, UPAS, etc., para verificar o atendimento médico, conversaram com pacientes, utilizaram UBER para levar um desses pacientes de um pronto atendimento com aparelho de raio-X quebrado para outro, e a ideia foi sendo lapidada. O software/App deverá ser alimentado pelo SUS e sistema de saúde privado e quando o paciente precisar de atendimento médico ele poderá utilizar o celular para relatar sintomas e, assim, ser direcionado para o local apropriado, com menor tempo de espera. O projeto Acessa Saúde (Plataforma Web/App) tem, portanto, o objetivo de mapear ociosidade e otimizar o aproveitamento dos recursos em Saúde no Brasil utilizando recursos de inteligência artificial.

Por ter obtido o primeiro lugar no Startup Weekend Santo André, o time participará do Global Startup Weekend. Além disso, o software projetado no evento já começou a ser desenvolvido para validação com início da comercialização previsto ainda este ano.

 

Composição do time vencedor do Trófeu Unicórnio
Startup Weekend Santo André

 

Amanda Oliveira de Souza (Coordenadora de RH)
Dra. Claudia do Carmo Maquiaveli (Professora de Fisiologia)
Dr. Edson Roberto da Silva (Professor de Farmacologia da FZEA/USP)
Felipe Ribeiro Feliciano (Analista de Vendas)
Franco Panzoline Gonçales (Desenvolvedor)
Wesley Bruno Zeferino Deniz (Administrador)

 

Trófeu Unicórnio - Startup Weekend Santo André<br /><em>(momento de expectativa)</em> Trófeu Unicórnio - Startup Weekend Santo André<br /><em>Prof. Dr. Edson Roberto da Silva (6º à direita) e equipe de empreendedores</em>

 

 
Translate »