Chocolate incorpora fruto usado popularmente para amenizar TPM

Chocolate incorpora fruto usado popularmente para amenizar TPM

 

Leia a matéria completa publicada no Jornal da USP
Por Ivanir Ferreira – Editorias: Universidade
Chocolate incorpora fruto usado popularmente para amenizar TPM

 

Tecnologia de microencapsulação incorpora fruto vitex ao chocolate, gerando patente.

O uso de técnicas de microencapsulação permitiu o desenvolvimento de um chocolate funcional com substâncias bioativas do Vitex – fruto originário do mediterrâneo – conhecido por combater sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

A formulação do novo chocolate meio amargo, já com patente requerida, teve origem em pesquisas realizadas na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga. A tecnologia de microencapsulação (spray drying/spray chilling) neutralizou o amargor e o aspecto picante do fruto, que no chocolate poderia desagradar o paladar dos consumidores. Embora ainda não tenham sido feitos estudos clínicos para comprovar os efeitos fitoterápicos, como produto alimentício o novo chocolate já passou pelo crivo de 120 mulheres que avaliaram aspectos como sabor, aparência, textura e aroma.

 

Diferentes concentrações de extratos em microcápsulas – Foto: Cedida pela pesquisadora

Diferentes concentrações de extratos em microcápsulas.

Foto: Cedida pela pesquisadora

 

A dissertação Obtenção, caracterização, encapsulação e aplicação do extrato de Vitex que resultou no chocolate funcional foi defendida por Mariana Alejandra Echalar Barrientos, sob orientação da professora Carmem Sílvia Fávaro Trindade, no Departamento de Engenharia de Alimentos da FZEA/USP.

 
Infografia e ilustração: Beatriz Abdalla/Jornal da USP

 

Professora Carmen Silvia Fávaro TrindadeProfessora Carmen Silvia Fávaro Trindade, orientadora dos trabalhos científicos do chocolate com o fruto do Vitex.

Foto: Cedida pela pesquisadora