
Leia a matéria completa publicada no Jornal da USP
Por Ivanir Ferreira – Editorias: Universidade
Chocolate incorpora fruto usado popularmente para amenizar TPM
Tecnologia de microencapsulação incorpora fruto vitex ao chocolate, gerando patente.
O uso de técnicas de microencapsulação permitiu o desenvolvimento de um chocolate funcional com substâncias bioativas do Vitex – fruto originário do mediterrâneo – conhecido por combater sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).
A formulação do novo chocolate meio amargo, já com patente requerida, teve origem em pesquisas realizadas na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga. A tecnologia de microencapsulação (spray drying/spray chilling) neutralizou o amargor e o aspecto picante do fruto, que no chocolate poderia desagradar o paladar dos consumidores. Embora ainda não tenham sido feitos estudos clÃnicos para comprovar os efeitos fitoterápicos, como produto alimentÃcio o novo chocolate já passou pelo crivo de 120 mulheres que avaliaram aspectos como sabor, aparência, textura e aroma.
A dissertação Obtenção, caracterização, encapsulação e aplicação do extrato de Vitex que resultou no chocolate funcional foi defendida por Mariana Alejandra Echalar Barrientos, sob orientação da professora Carmem SÃlvia Fávaro Trindade, no Departamento de Engenharia de Alimentos da FZEA/USP.

Foto: Cedida pela pesquisadora