FZEA/USP realizará testes do coronavírus para prefeituras e SUS

A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP) vai realizar em seus laboratórios, em Pirassununga, testes de diagnóstico do coronavírus a preço de custo para prefeituras e SUS.

A iniciativa conta com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), que firma contratos com os municípios para repasse dos recursos utilizados para os exames.

Os professores Heidge Fukumasu, Helena Lage Ferreira e Juliano Coelho Silveira, todos do Departamento de Medicina Veterinária da FZEA, estão diretamente envolvidos no trabalho.

A adaptação da estrutura da FZEA para a realização dos testes foi rápida, segundo Fukumasu.

Os laboratórios já estavam preparados para lidar com agentes de mesmo grau de risco biológico. Houve apenas uma adequação quanto à localização de um ou outro equipamento. Já contamos inclusive com alvará da vigilância sanitária e Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) para que possamos prestar o serviço“, disse.

Além desses credenciamentos, os laboratórios da FZEA/USP estão, nesta semana, em processo de certificação com o Instituto Adolfo Lutz para validação cruzada dos testes.

Até a tarde de terça-feira (31), a FZEA já tinha fechado parceria com as prefeituras de Pirassununga e Porto Ferreira, que encomendaram um total de 900 diagnósticos.

A Fealq é essencial. A Fundação centraliza toda parte burocrática de contratos e documentação. Assim, temos tempo de trabalhar no laboratório para desenvolver os testes“, explicou Fukumasu.

Ele destacou ainda que os laboratórios da Faculdade contam com infraestrutura adquirida com recursos da FAPESP e CNPq e que diversos setores colaboram com os trabalhos, incluindo a direção da escola. Para contribuir com a iniciativa, instituições como a Reitoria da USP, diretoria da FZEA e a Fealq abriram mão das taxas administrativas que regularmente incidem sobre essas atividades.