Kit de anatomia delivery ajuda a manter aulas práticas de veterinária a distância

Luciana Cristina Machado (de avental), do Laboratório de Anatomia Animal, entrega um kit anatômico para aluna de graduação no campus da USP em Pirassununga – Foto: Divulgação/FZEA

Redação – Jornal da USP

Sem sair de casa, alunos da USP em Pirassununga contam com material didático que permite ver na prática os conteúdos apresentados nas aulas de Anatomia Animal.

No curso de Medicina Veterinária, a aula de anatomia é o momento em que o aluno aprende sobre a forma, a disposição e a estrutura dos tecidos e órgãos que compõem o corpo do animal. Apesar dos cursos introduzirem novas tecnologias para estudo, como o uso de modelos de animais virtuais ou mesmo o uso de modelos anatômicos artesanais, manequins e simuladores, o aprendizado nas aulas práticas no laboratório, em que o aluno experimenta o contato direto com as peças de cadáveres e seus tecidos, ainda não pode ser substituído. Mas o que fazer para esse aprendizado acontecer num contexto de pandemia, com a necessidade de isolamento e educação a distância?

Leia a matéria completa publicada no Jornal da USP

Carlos Eduardo Ambrósio, vice-diretor da FZEA, professor e coordenador do Laboratório de Anatomia Animal<br /><em>Foto: Divulgação/FZEA</em>

Na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga, os alunos das disciplinas de Anatomia Animal II e Anatomia Aplicada puderam contar com o ensino prático a partir de uma iniciativa inovadora: o kit anatômico “Animal Delivery”. Trata-se de uma caixa plástica contendo um kit com peças anatômicas para o ensino de esplancnologia (que visa o estudo das vísceras corpóreas) e de anatomia aplicada (para o estudo topográfico a partir de acessos cirúrgicos de regiões corpóreas animais), possibilitando o manuseio e contato direto do material. Tudo elaborado com base nos preceitos éticos em Medicina Veterinária.

fonte: Jornal da USP