Nova diretoria da FZEA é empossada com perspectivas otimistas para 2022

por Luiz Prado

No dia 13 de dezembro, às 10 horas, aconteceu a cerimônia de posse da nova diretoria da FZEA, no auditório do Prédio Central da faculdade. Com a presença do vice-reitor, secretário-geral, membros da Congregação da unidade e autoridades da USP e da cidade de Pirassununga, foram empossados como diretor o professor Carlos Eduardo Ambrósio e como vice-diretor o professor Carlos Augusto Fernandes de Oliveira.

Em seu discurso, o professor Ambrósio agradeceu às autoridades presentes, aos colegas professores e aos servidores técnico-administrativos da faculdade pelo apoio recebido durante seu período como vice-diretor (2017-2021) e ao longo dos primeiros meses de seu mandato, iniciado em 15 de agosto deste ano.

O novo diretor também fez cumprimentos especiais aos atuais reitor e vice-reitor da USP. “Meus sinceros agradecimentos a esta gestão reitoral, que se encerra em 25 de janeiro de 2022, que tanto apoiou a FZEA”, declarou Ambrósio. “Esta gestão, magnífico reitor e vice-reitor, nos colocaram como uma unidade de importância à USP, com o lema ‘Ciência e inovação da fazenda à mesa’”.

O professor também aproveitou a ocasião para recordar sua trajetória acadêmica, iniciada na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), e seu sonho de se tornar professor da USP. Ambrósio se emocionou ao falar da família, dos pais que o incentivaram nos estudos e dos filhos, e pontuou o papel ocupado pela FZEA na sociedade:

“Somos uma unidade que trabalha desde um genoma e uma célula, que visa a nutrição e a saúde animal, que usa os biossistemas da engenharia para gerar o melhor cuidado a este ambiente agropecuário e, por fim, que estuda e coloca esses alimentos na prateleira de nossos consumidores, sempre com qualidades físicas e químicas e toda uma engenharia alimentícia voltada à população. Esses somos nós, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo”, declarou o diretor.

Em mensagem de vídeo, o reitor Vahan Agopyan parabenizou a nova diretoria e fez considerações sobre o cenário mais otimista que espera a USP em 2022. “As perspectivas são muito boas”, anunciou o reitor. “Vocês perceberão que a situação da Universidade agora é outra. Não quero dizer que estamos tranquilos com as questões de recursos financeiros, mas que nós temos uma outra abordagem agora. Certamente, o novo reitor, com vocês, fará um planejamento responsável para que a FZEA, e a USP como um todo, se desenvolva com toda sua força, capacidade e competência”.

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, que presidiu a cerimônia, também fez projeções para o próximo ano, salientando o desejo e a importância do retorno pleno às atividades presenciais. “Essa é uma universidade presencial, suas atividades são presenciais”, declarou Hernandes. “O processo essencial é de inter-relação: nós nos relacionamos, nos abraçamos e isso faz parte da formação. É assim que a pesquisa anda, é assim que se faz ensino e extensão. Estar presencialmente é essencial para que retomemos a excelência da universidade”.

Além dos discursos, a cerimônia foi marcada pelas formalidades da posse, que contou com a execução do hino nacional gravado pela Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), a leitura do termo de compromisso pelos novos diretor e vice-diretor e do termo de posse pelo secretário-geral da USP Pedro Vitoriano de Oliveira. Ambrósio também recebeu da professora Elisabete Maria Macedo Viegas, diretora da FZEA de 2017 a 2021, a samarra e a borla, vestes simbólicas do ritual universitário. Por fim, a ocasião inaugurou o quadro da professora Elisabete, que passou a integrar a galeria de ex-diretores da unidade.

Com presença do público presencial, o evento também teve transmissão ao vivo através do canal da FZEA no YouTube.

A gravação completa pode ser acessada em: https://www.youtube.com/watch?v=Gtg_5aO_i54.

Prof. Dr. Carlos Augusto Fernandes de Oliveira, Profa. Dra. Elisabete M. Macedo Viegas e Prof. Dr. Carlos Eduardo Ambrósio.

Prof. Dr. Carlos Augusto Fernandes de Oliveira

Membros da Congregação da FZEA/USP

Prof. Dr. Carlos Eduardo Ambrósio, Prof. Dr. Pedro Vitoriano de Oliveira, Prof. Dr. Antônio Carlos Hernandes, Profa. Dra. Elisabete M. Macedo Viegas e Prof. Dr. Carlos Augusto Fernandes de Oliveira

Membros da Congregação da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Prof. Dr. Carlos Eduardo Ambrósio e Profa. Dra. Elisabete M. Macedo Viegas

Prof. Dr. Carlos Eduardo Ambrósio.

Profa. Dra. Elisabete M. Macedo Viegas, Prof. Dr. Pedro Vitoriano de Oliveira, Prof. Dr. Antônio Carlos Hernandes, Prof. Dr. Carlos Eduardo Ambrósio e Prof. Dr. Carlos Augusto Fernandes de Oliveira.

Prof. Dr. Antônio Carlos Hernandes, Prof. Dr. Carlos Eduardo Ambrósio, Profa. Dra. Elisabete M. Macedo Viegas e Prof. Dr. Carlos Augusto Fernandes de Oliveira.

Discurso do Prof. Dr. Vahan Agopian e público presente no evento.

Prof. Dr. Antônio Carlos Hernandes

Membros da Congregação e Diretores