Curso de Medicina Veterinária

Curso de Medicina Veterinária

Selo Guia da Faculdade – Medicina Veterinária FZEA 2019

 

Projeto Político-Pedagógico

 

Criação: Conselho Universitário de 17.06.2008
Reconhecimento: Portaria CEE/GP 480 de 27/09/2017 (DOE de 28/09/2017, Seç I, p.44)
Coordenadora: Profa. Dra. Trícia Maria Ferreira de Sousa Oliveira
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Ana Maria Centola Vidal
e-mail: cocmedvet@usp.br

 

A FZEA oferece, desde 2009, o curso de graduação em Medicina Veterinária, com 60 vagas anuais. O curso tem duração de 10 semestres e é ministrado em período integral, no Campus Fernando Costa em Pirassununga. O vestibular é realizado pela FUVEST.

 

O perfil profissional pretendido no programa de graduação em Medicina Veterinária contempla o cunho generalista e é acrescido de três ênfases diferenciais: Saúde de Rebanhos e Segurança Alimentar, Sustentabilidade Ambiental e Bem-Estar Animal, e Gestão do Agronegócio e Comércio Exterior, que caracterizam a identidade da FZEA, no que tange à interface entre as áreas de Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Engenharia de Biossistemas. Esse foco diferencial foi concebido em conseqüência de criteriosa análise da atuação profissional do Médico Veterinário no país, considerando as tendências futuras de demanda de especialidades no mundo do trabalho, como amplamente divulgado nos diferentes meios de comunicação. Levou-se em conta a crescente vocação brasileira no fornecimento mundial de alimentos. Esse perfil profissional é um diferencial importante com relação aos demais cursos de Medicina Veterinária existentes atualmente no nosso país.

 

As Diretrizes Curriculares Nacionais para graduação em Medicina Veterinária são regulamentadas pela Resolução do Conselho Nacional de educação CNE/CES 1, de 18 de fevereiro de 2003, com base na Lei 9.131, de 25 de novembro de 1995. É uma profissão voltada às Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental.

 

O curso de graduação em Medicina Veterinária na FZEA deve ser integralizada com a carga horária total de 4185 horas em 61 disciplinas obrigatórias, um mínimo de 5 disciplinas eletivas e o estágio supervisionado curricular de 510 horas, em 10 semestres. A legislação federal (Resolução CNE/CES 1, 18/02/2003 e Parecer do Conselho Nacional de Educação no. 329/2004) exige uma carga horária mínima de 4000 horas em disciplinas e estágio curricular obrigatório, para a formação de Médicos Veterinários.

 

 

 
Translate »