Curso de Zootecnia

Curso de Zootecnia

Selo Guia da Faculdade – Zootecnia FZEA 2019

 

Projeto Político-Pedagógico

 

Criação: Conselho Universitário de 27.06.1978
Reconhecimento: Portaria CEE/GP 300 de 08/08/2014 (DOE de 09/08/2014, Seç . I, pg. 24)
Coordenadora: Profa. Dra. Roberta Ariboni Brandi
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Cristiane Gonçalves Titto
e-mail: coczootecnia@usp.br

 

Se você gosta de fazendas e da criação de animais, a Zootecnia é a sua profissão. A Zootecnia foi regulamentada pela Lei 5.550, de 04/12/68, sendo uma profissão que integra a área de Ciências Agrárias.
O Zootecnista é um profissional com sólida base de conhecimentos científicos, preparado para atuar no gerenciamento, pesquisa ou assistência a diferentes sistemas de produção animal, agregando valores e otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias sociais, ambientais e economicamente adaptáveis.
O campo de atuação deste profissional tem um importante componente na nutrição, manejo e melhoramento genético dos animais domésticos e silvestres. Todavia, as atribuições do Zootecnista extrapolam as fronteiras das propriedades rurais, sendo exigido, cada vez mais, conhecimentos sobre a dinâmica do mercado agropecuário, processamento e qualidade de produtos de origem animal, bem como, planejamento, administração e assessoria técnico-financeira de empresas públicas e privadas. Seu treinamento permite ainda atuação em instituições de ensino, de pesquisa e associações de criadores, entre outras.
O curso de Zootecnia é oferecido em período integral, com duração de nove semestres letivos e um semestre de estágio supervisionado curricular.
Nos primeiros quatro semestres, os alunos passam pelas disciplinas básicas, que os preparam para os outros semestres de disciplinas aplicadas e para o estágio do último semestre. O elenco das disciplinas oferecidas, quer obrigatórias, quer optativas, abrange as mais diversas áreas de atuação do Zootecnista, o que propicia formação sólida atualizada, compatível com o padrão USP de ensino de graduação, e que prepara o futuro profissional para atender às necessidades de mercado. Os profissionais formados pela FZEA/USP têm conseguido boa colocação no mercado de trabalho.

 

Mercado de Trabalho

 

O meio rural brasileiro vem sofrendo um processo de modernização que tem levado as empresas agropecuárias a buscarem mecanismos que as tornem mais competitivas no mercado. A elaboração, orientação, execução e gerenciamento de projetos agropecuários adequados às diferentes situações, de forma a aumentar a eficiência na produção animal e na comercialização de produtos, é um campo de trabalho crescente na Zootecnia.
Além da orientação técnica e serviços de extensão rural a produtores e empresas agropecuárias, o Zootecnista atua no desenvolvimento de pesquisas, tanto em órgãos governamentais quanto na iniciativa privada. Outro mercado favorável é encontrado nas fábricas de rações e suplementos, indústrias da carne e do leite, cooperativas, associações de criadores e empresas ligadas à inseminação artificial e transferência de embriões. Trabalha, ainda, na direção de instituições de ensino e na regência de disciplinas ligadas à produção animal, em Universidades e no Ciclo Médio.
Dentro da área de animais silvestres e gestão ambiental, o Zootecnista tem encontrado colocação trabalhando em zoológicos (nutrição, manejo, instalações, etc.), reservas ecológicas (ecoturismo, projetos de preservação ambiental, dentre outras) e na produção de animais silvestres (jacarés, capivaras, queixadas, perdizes, tartarugas e outros) ou exóticos (javalis, avestruzes, etc.).

 

 

 
Translate »