Histórico

Histórico

Considerada uma das mais importantes da região, a Biblioteca da FZEA/USP se destaca pelo excelente acervo científico nas áreas de zootecnia, engenharia de alimentos, engenharia de biossistemas e medicina veterinária. Criada em dezembro de 1992 como Seção Técnica para coordenar e aprimorar os produtos e serviços de informação à comunidade acadêmica da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – FZEA/USP.

Anteriormente, existia no Campus Fernando Costa em Pirassununga, uma biblioteca-filial do Departamento de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ/USP. Após a divisão administrativa da FZEA/USP e FMVZ/USP, parte do acervo de livros, teses, eventos, separatas, memoriais e periódicos, foi transferido para a Biblioteca da FZEA/USP.

Em 1998 foi transferida para prédio próprio, construído com recursos da FAPESP através de Projeto de Infraestrutura, com área de 713,93 m2, contemplando na época o curso de graduação e pós-graduação em zootecnia. A Biblioteca da FZEA, é parte integrante do SIBi – Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, funciona de forma sistêmica e tem como missão a busca constante da informação para a satisfação de seus usuários. Dentre os principais objetivos estão:

  • Coordenar as atividades de informação documentária;
  • Atender aos corpos docente/discente/administrativo da FZEA/USP, bem como de outras unidades de ensino da USP, podendo ainda ser utilizada pelas instituições de ensino da região e da comunidade em geral, observado o regulamento da Biblioteca.
  • Auxiliar no ensino, pesquisa e extensão, fornecendo informações aos usuários através da coleta, armazenamento, recuperação e disseminação de documentos na área de Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Biossistemas, Medicina Veterinária e ciências afins;
  • Desenvolver métodos especializados de comunicação, que auxiliem no acesso à informação;
  • Controlar e divulgar a produção científica docente da FZEA/USP.

 

Em agosto de 2008, por meio de projeto de análise da estrutura administrativa apresentado à Direção da Unidade e DRH/USP, a Biblioteca teve seu organograma administrativo alterado de Seção Técnica para Serviço de Biblioteca e Informação (SBI), com aprovação em março de 2009 de duas seções internas: SAU – Seção de Atendimento ao Usuário e STI – Seção de Tratamento da Informação, tendo em vista o aumento nos produtos e serviços oferecidos à comunidade acadêmica. Inovações frequentes são características da Biblioteca da FZEA, tais como o empréstimo automatizado das obras, sistema de aviso on-line de livros em reserva, emissão individual e periódica de relatórios de produção científica, além da efetiva participação em disciplinas de graduação e pós-graduação com treinamentos e difusão dos novos serviços prestados pela Biblioteca.

Com o crescimento e desenvolvimento do acervo, concomitantemente com a expansão de vagas e consequente aumento dos usuários, elaborou-se um plano de infraestrutura, com diagnóstico das condições atuais e futuras da infraestrutura da biblioteca da FZEA/USP, constatando-se a necessidade do investimento na ampliação da biblioteca. Do Plano de Infra-Estrutura apresentado em 2005, onde se previa a ampliação do prédio em três etapas de 1.000 m2, aprovou-se a ampliação de uma etapa de 1.453 m2, com investimentos de cerca de R$ 2.139.000,00 financiados pela Secretaria de Ensino Superior, por meio de convênio estabelecido com a Reitoria da USP. As obras de construção do novo prédio da Biblioteca iniciaram-se em 2009 e finalizaram-se em 2011.

No dia 23 de setembro de 2011, o Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo Prof. Dr. João Grandino Rodas em cerimônia que reuniu dirigentes da Universidade, políticos locais e membros das Forças Armadas, inaugurou o novo edifício da Biblioteca da FZEA/USP. O Reitor anunciou o apoio da Administração Central da Universidade para elaboração do projeto da segunda etapa da Biblioteca conforme projeto original e total de ampliação apresentado. Estudos já se iniciaram para a ampliação e conclusão das áreas de estudo e acervo, suprindo assim as necessidades da FZEA/USP.

 

 
Translate »