Pós-Doutorado – Procedimentos na FZEA

Pós-Doutorado – Procedimentos na FZEA

Para Pós Doutoramento na FZEA

Sr.(a) Pesquisador(a),

A Comissão de Pesquisa e Inovação da FZEA vem informar os procedimentos necessários para o encaminhamento de sua proposta de trabalho como Pós-Doutorando(a) desta Unidade. As normas/resoluções dos Programas estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Atenção: Pesquisadores com mais de 7 anos de obtenção do título de Doutorado ou com bolsa Jovem Pesquisador FAPESP deverão se cadastrar como Pesquisadores Colaboradores. (vide instruções)

As fases de cadastro, prorrogação e encerramento do Programa de Pós-Doutoramento serão administradas via Sistema Atena, pelos próprios interessados, sendo os dados cadastrados pelo supervisor e pelo próprio pesquisador cadastrado.

No item Ajuda, disponível no Sistema Atena, que gerencia os Programas de Pós-doutoramento, estão descritos todos os detalhamentos das telas/operações disponíveis.

Primeiramente o interessado deverá conhecer as regras do Programa de Pós-doutoramento.

Acesse: Programas Pós-doutorado PRP/USP
Norma: Resolução CoPq 7406 de 03/10/2017

Vide também:

 

O interessado, em comum acordo com seu supervisor e ciente das normas do Programa, deverá enviar seus dados pessoais para que a secretaria da Comissão de Pesquisa (apoiofzea@usp.br) efetue o seu cadastro nos Sistemas como pessoa vinculada a USP (gerar um código USP).

Se já possui este um código gerado anteriormente, os dados pessoais somente deverão ser atualizados:

  • Nome completo do Pós-doutorando
  • Código USP (se já possuir)
  • Informar nome do supervisor do Programa de PD
  • Informar novo endereço
  • Informar novo celular
  • Informar estado civil
  • Informar nome cônjuge

 
Dados necessários (arquivos digitais) a serem enviados:

  • RG
  • CPF
  • Diploma de Doutorado
  • Parecer emitido pela financiadora (se FAPESP por exemplo)

 

Recebidos os arquivos e providenciado o seu cadastro, a secretaria da CPqI enviará uma mensagem para o seu supervisor realizar o cadastro do seu Programa de Pós-doutorado no Sistema ATENA, que a partir de então gerenciará a sua atividade.

O supervisor deverá acessar o Sistema ATENA, clicar em Programas > Pós-doutorado > Projeto e incluir os dados e arquivo do projeto, preenchendo completamente todas as abas da tela.

Surgindo dúvidas existe o item AJUDA (logo abaixo do item gerenciamento) onde todas as telas do sistema são descritas passo a passo.

Arquivos que serão solicitados nesta fase:

  • Documento comprobatório do tipo de recurso; (Termo de outorga de bolsa financiada, ou vínculo empregatício)
  • Plano de trabalho incluindo Projeto de Pesquisa aprovado pelo Supervisor;
  • Termo de Ciência do Empregador; (Anexo I – Modelo disponível para programas que manterão vínculo empregatício)
  • Termo de Compromisso do Pós-Doutorando; (Anexo II – Modelo disponível para programas sem bolsa. Colher assinatura do Presidente da CPqI/FZEA antes de anexar no Sistema)
  • Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual; (Anexo III – Modelo disponível para preenchimento obrigatório para todos os candidatos)
  • Comprovante de submissão do Projeto de Pesquisa ao Comitê de Ética pertinente. (Pesquisa com Seres Humanos, Ambiental ou no Uso de Animais, quando aplicável)

 

Para programas com bolsa

Arquivos (PDF) a serem anexados: (disponíveis no corpo da Resolução CoPq 7406/2017)

  1. Anexar Termo de Outorga da Bolsa (2MB)
  2. Anexar Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (2MB)
  3. Anexar Projeto (+ Plano de Pesquisa) (4MB)

 

Para programas sem bolsa

Arquivos a serem anexados: (disponíveis no corpo da Resolução CoPq 7406/2017)

  1. Anexo I Termo de Compromisso de Pós-Doutorado (sem vínculo empregatício) (2MB)
  2. Anexo II Termo de Ciência com assinatura do empregador responsável pelo vínculo empregatício (modalidade sem bolsa) (2MB)
  3. Anexo III Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (2MB)
  4. Cópia do Projeto (+ Plano de Pesquisa) (4MB)

 

O docente supervisor submete via Sistema Atena que direciona para a chefia do departamento que autorizará a continuidade do pedido via Sistema. A secretaria da CPqI encaminha para parecerista da área quando o projeto não contar com fomento) e aprovada a proposta segue para aprovação final da CPqI. Após este registro será enviada uma mensagem automática para o interessado e seu supervisor.

A partir deste momento ambos tem acesso ao Sistema ATENA para emissão de Declaração de Participação no Programa.

Se for do interesse poderá ser realizado o cadastro do pós-doutorando como membro do grupo de discussão dos Pós-Doutorandos da FZEA, através de solicitação via e-mail para o endereço: fzea@usp.br – Assunto: Cadastro no grupo de discussão dos Pós-Doutorandos da FZEA.

 

Cartão USP

Pode ser solicitado pelo próprio interessado via Sistema ou, em complementação a documentação enviada, favor encaminhar arquivo digital (.jpg) de foto 3×4, fundo branco para apoiofzea@usp.br para ser gerado o pedido.

Existe ainda a possibilidade de ser gerado um cartão de identificação provisório para uso interno no Restaurante Universitário do Campus, enquanto o cartão definitivo não estiver pronto.

Basta enviar a solicitação para: apoiofzea@usp.br , que serão tomadas as devidas providências junto a Prefeitura do Campus.

 

Aplicativo USP – Identificação digital ou Carteirinha Digital USP (e-Card USP) para celular

O aplicativo está disponível nas lojas Apple e Google Play e poderá ser acessado por meio da senha única do usuário USP. Além da imagem no dispositivo móvel, o e-Card USP apresenta como novidade o uso do QR-Code (Quick Response Code), que é uma chave de segurança atualizada periodicamente para identificação do usuário no acesso aos sistemas corporativos da Universidade. Assim como a carteirinha física, o e-Card USP é pessoal e intransferível.

Os pesquisadores ingressantes terão acesso ao e-Card USP no momento em que receberem seu número institucional, sem a necessidade de espera pela confecção das carteirinhas físicas. Uma vantagem do aplicativo é que a atualização dos dados será automática.

Pesquisador e supervisor deverão gerenciar todas as atividades do Programa no Sistema, observando os prazos previstos e informados na norma e nas telas do próprio sistema do Programa, como por exemplo:

  • solicitação de cartão de identificação (novo cartão ou com validade expirada);
  • gerenciar frequência mensal;
  • gerenciar afastamentos;
  • gerenciar requerimentos de prorrogação;
  • gerenciar entrega de relatórios.

 
Atenção: requerimentos/solicitações enviados fora dos prazos estabelecidos pelo Sistema não serão atendidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, implicando e perda de certificação da atividade pela Universidade.

Dúvidas, entrar em contato via FALE CONOSCO no Sistema ATENA: (PESQUISA ATENDE)