Para Pós Doutoramento na FZEA
Sr.(a) Pesquisador(a),
A Comissão de Pesquisa e Inovação da FZEA vem informar os procedimentos necessários para o encaminhamento de sua proposta de trabalho como Pós-Doutorando(a) desta Unidade. As normas/resoluções dos Programas estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.
Atenção: Pesquisadores com mais de 7 anos de obtenção do título de Doutorado ou com bolsa Jovem Pesquisador FAPESP deverão se cadastrar como Pesquisadores Colaboradores. (vide instruções)
As fases de cadastro, prorrogação e encerramento do Programa de Pós-Doutoramento serão administradas via Sistema Atena, pelos próprios interessados, sendo os dados cadastrados pelo supervisor e pelo próprio pesquisador cadastrado.
No item Ajuda, disponível no Sistema Atena, que gerencia os Programas de Pós-doutoramento, estão descritos todos os detalhamentos das telas/operações disponíveis.
Primeiramente o interessado deverá conhecer as regras do Programa de Pós-doutoramento.
Acesse: Programas Pós-doutorado PRP/USP
Norma: Resolução CoPq 7406 de 03/10/2017
Vide também:
O interessado, em comum acordo com seu supervisor e ciente das normas do Programa, deverá enviar seus dados pessoais para que a secretaria da Comissão de Pesquisa (apoiofzea@usp.br) efetue o seu cadastro nos Sistemas como pessoa vinculada a USP (gerar um código USP).
Se já possui este um código gerado anteriormente, os dados pessoais somente deverão ser atualizados:
- Nome completo do Pós-doutorando
- Código USP (se já possuir)
- Informar nome do supervisor do Programa de PD
- Informar novo endereço
- Informar novo celular
- Informar estado civil
- Informar nome cônjuge
Dados necessários (arquivos digitais) a serem enviados:
- RG
- CPF
- Diploma de Doutorado
- Parecer emitido pela financiadora (se FAPESP por exemplo)
Recebidos os arquivos e providenciado o seu cadastro, a secretaria da CPqI enviará uma mensagem para o seu supervisor realizar o cadastro do seu Programa de Pós-doutorado no Sistema ATENA, que a partir de então gerenciará a sua atividade.
O supervisor deverá acessar o Sistema ATENA, clicar em Programas > Pós-doutorado > Projeto e incluir os dados e arquivo do projeto, preenchendo completamente todas as abas da tela.
Surgindo dúvidas existe o item AJUDA (logo abaixo do item gerenciamento) onde todas as telas do sistema são descritas passo a passo.
Arquivos que serão solicitados nesta fase:
- Documento comprobatório do tipo de recurso; (Termo de outorga de bolsa financiada, ou vínculo empregatício)
- Plano de trabalho incluindo Projeto de Pesquisa aprovado pelo Supervisor;
- Termo de Ciência do Empregador; (Anexo I – Modelo disponível para programas que manterão vínculo empregatício)
- Termo de Compromisso do Pós-Doutorando; (Anexo II – Modelo disponível para programas sem bolsa. Colher assinatura do Presidente da CPqI/FZEA antes de anexar no Sistema)
- Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual; (Anexo III – Modelo disponível para preenchimento obrigatório para todos os candidatos)
- Comprovante de submissão do Projeto de Pesquisa ao Comitê de Ética pertinente. (Pesquisa com Seres Humanos, Ambiental ou no Uso de Animais, quando aplicável)
Para programas com bolsa
Arquivos (PDF) a serem anexados: (disponíveis no corpo da Resolução CoPq 7406/2017)
- Anexar Termo de Outorga da Bolsa (2MB)
- Anexar Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (2MB)
- Anexar Projeto (+ Plano de Pesquisa) (4MB)
Para programas sem bolsa
Arquivos a serem anexados: (disponíveis no corpo da Resolução CoPq 7406/2017)
- Anexo I Termo de Compromisso de Pós-Doutorado (sem vínculo empregatício) (2MB)
- Anexo II Termo de Ciência com assinatura do empregador responsável pelo vínculo empregatício (modalidade sem bolsa) (2MB)
- Anexo III Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (2MB)
- Cópia do Projeto (+ Plano de Pesquisa) (4MB)
O docente supervisor submete via Sistema Atena que direciona para a chefia do departamento que autorizará a continuidade do pedido via Sistema. A secretaria da CPqI encaminha para parecerista da área quando o projeto não contar com fomento) e aprovada a proposta segue para aprovação final da CPqI. Após este registro será enviada uma mensagem automática para o interessado e seu supervisor.
A partir deste momento ambos tem acesso ao Sistema ATENA para emissão de Declaração de Participação no Programa.
Se for do interesse poderá ser realizado o cadastro do pós-doutorando como membro do grupo de discussão dos Pós-Doutorandos da FZEA, através de solicitação via e-mail para o endereço: fzea@usp.br – Assunto: Cadastro no grupo de discussão dos Pós-Doutorandos da FZEA.
Cartão USP
Pode ser solicitado pelo próprio interessado via Sistema ou, em complementação a documentação enviada, favor encaminhar arquivo digital (.jpg) de foto 3×4, fundo branco para apoiofzea@usp.br para ser gerado o pedido.
Existe ainda a possibilidade de ser gerado um cartão de identificação provisório para uso interno no Restaurante Universitário do Campus, enquanto o cartão definitivo não estiver pronto.
Basta enviar a solicitação para: apoiofzea@usp.br , que serão tomadas as devidas providências junto a Prefeitura do Campus.
Aplicativo USP – Identificação digital ou Carteirinha Digital USP (e-Card USP) para celular
O aplicativo está disponível nas lojas Apple e Google Play e poderá ser acessado por meio da senha única do usuário USP. Além da imagem no dispositivo móvel, o e-Card USP apresenta como novidade o uso do QR-Code (Quick Response Code), que é uma chave de segurança atualizada periodicamente para identificação do usuário no acesso aos sistemas corporativos da Universidade. Assim como a carteirinha física, o e-Card USP é pessoal e intransferível.
Os pesquisadores ingressantes terão acesso ao e-Card USP no momento em que receberem seu número institucional, sem a necessidade de espera pela confecção das carteirinhas físicas. Uma vantagem do aplicativo é que a atualização dos dados será automática.
Pesquisador e supervisor deverão gerenciar todas as atividades do Programa no Sistema, observando os prazos previstos e informados na norma e nas telas do próprio sistema do Programa, como por exemplo:
- solicitação de cartão de identificação (novo cartão ou com validade expirada);
- gerenciar frequência mensal;
- gerenciar afastamentos;
- gerenciar requerimentos de prorrogação;
- gerenciar entrega de relatórios.
Atenção: requerimentos/solicitações enviados fora dos prazos estabelecidos pelo Sistema não serão atendidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, implicando e perda de certificação da atividade pela Universidade.
Dúvidas, entrar em contato via FALE CONOSCO no Sistema ATENA: (PESQUISA ATENDE)