Estágios Não Obrigatórios (ZMV)

Estágios Não Obrigatórios (ZMV)

Estágio Não Obrigatório para estudantes de outras Instituições de Ensino Supeior

Informamos que o Departamento de Medicina Veterinária não oferece vagas para realização de Estágio Não Obrigatório para estudantes de outras instituições ou de outras Unidades da USP, ou seja, alunos que não sejam da FZEA. Para estes estudantes são oferecidas, mediante análise prévia, apenas vagas de Estágio Obrigatório. Para informações, acesse: Estágio Obrigatório para Alunos de Outras Instituições.

 

Estágio Não Obrigatório para estudantes FZEA/USP

Para os alunos da FZEA/USP também não são oferecidas vagas para realização de Estágio Não Obrigatório em laboratórios do ZMV. Entretanto, o aluno FZEA/USP poderá realizar Estágio Não Obrigatório em empresas ou outras instituições de ensino superior. Para isso, é necessário:

  • Ter um docente da FZEA como orientador do estágio. A documentação para regularizar o estágio é elaborada pela Secretaria do Departamento ao qual o docente orientador for vinculado, então, para a documentação ser feita pelo ZMV é necessário que o docente seja do nosso Departamento. A escolha do orientador e contato com o mesmo é feita pelo próprio aluno FZEA;
  • Definido o orientador, o aluno FZEA deverá preencher, imprimir, providenciar as assinaturas e entregar para a Secretaria do ZMV os seguintes documentos: de Requerimento (1 via) e de Plano de Estágio (em 4 vias). Esses documentos deverão estar assinados pelo aluno FZEA, pelo representante legal da empresa e pelo orientador ZMV. No formulário de Requerimento todos os campos devem ser preenchidos, principalmente as informações sobre o pagamento de bolsa ou de outra forma de contraprestação (como por exemplo: auxílio alimentação ou alojamento). O preenchimento do Plano de Estágio deve ser realizado pelo aluno em conjunto com a empresa e orientador ZMV;
  • Após preenchidos e assinados, o aluno interessado deverá entregar os documentos na Secretaria do ZMV com no mínimo 15 dias de antecedência ao início do estágio. Observação: devido à quarentena e necessidade de distanciamento social, as assinaturas nesses documentos poderão ser digitais / documentos escaneados e enviados para o e-mail da Secretaria do ZMV (zmv@usp.br); 
  • Também é necessário enviar para a Secretaria do ZMV (junto com o Requerimento e o Plano de Estágio) cópia da apólice de seguro contra acidentes pessoais (também pode ser digitalizada). O envio da cópia da apólice de seguros é documento obrigatório, exigido por lei. A contratação do seguro em seu favor é obrigação da empresa que concederá o estágio. Não será aceita cópia de proposta bancária de seguro. Observação: caso o estágio seja realizado em outra Unidade da USP, o aluno interessado deverá consultar o setor responsável por estágios da Unidade concedente para saber se o estágio poderá ou não ser coberto pelo Fundo de Cobertura de Acidentes Pessoais.

 
IMPORTANTE:

Para a realização de Estágio Não Obrigatório (Estágio Extracurricular) é compulsória (obrigatória) a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação (como por exemplo: alojamento ou alimentação) que venha a ser acordada, bem como a concessão do auxílio-transporte, conforme Artigo 12 da Lei nº 11.788/2008 (Lei de Estágios). O pagamento de auxílio transporte está previsto em lei e também é obrigatório. Mesmo que o estágio seja realizado em outra Unidade da USP, é obrigatório o pagamento de bolsa ou outro tipo de contraprestação. Se não houver o pagamento de bolsa ou de auxílio (contraprestação), não será possível regularizar o estágio junto a FZEA.

Somente com a documentação (Requerimento e Plano de Estágio) e informações mencionadas acima é que poderemos elaborar o Termo de Compromisso (documento que formaliza e reconhece a realização do estágio).

 
Faça, abaixo, o download dos formulários:

Requerimento de Estágio Não Obrigatório – Aluno FZEA/USP
Plano de Estágio de Estágio Não Obrigatório – Aluno FZEA/USP

 

 
Translate »