Departamento de Ciências Básicas (ZAB)

Departamento de Ciências Básicas (ZAB)

Jubileu de Prata

Programação

 

Há 25 anos no oitavo dia do mês de Dezembro realizou-se a reunião do primeiro Conselho de Departamento de Ciências Básicas da então recém criada FZEA. O evento ocorreu de forma nostálgica tendo como cenário um escaldante sol de primavera e o som das cigarras ancoradas nas imensas árvores que 25 anos depois ainda compõe a paisagem pitoresca da Faculdade.

O Departamento surgiu já com uma missão: Ser o núcleo forte da FZEA, a base segura para a formação de todos os alunos de graduação dos cursos oferecidos pela faculdade no presente e no futuro, de forma criativa, lúdica e firme as disciplinas básicas nas áreas de ciências biológicas e exatas.

O diferencial do ZAB, sendo parte da USP e da FZEA, é ter a pesquisa aliada ao ensino como foco principal, aplicando os conhecimentos adquiridos através dessa na condução dos cursos de graduação e pós-graduação. Outro fator de sucesso do ZAB é a sua participação preponderante na criação de novos cursos de graduação e pós-graduação da FZEA.

O Departamento sempre se aprimora e democraticamente discute seus rumos de forma transparente, permitindo a discussão construtiva com o corpo discente, colaboradores técnicos e acadêmicos e docentes.

Nestes 25 anos de sucesso o Departamento de Ciências Básicas reafirma sua missão: Manter o núcleo básico forte preparando os alunos e seus membros para o futuro que se ergue.

Parabéns Zabianos!

Prof. Dr. Ernane J Xavier Costa
Chefe

Solenidade de Jubileu de Prata - ZAB

Departamento de Ciências Básicas (ZAB)  Alunos em Sala de Aula  Laboratório Didático Multiusuário de Ciências Básicas II

O Departamento de Ciências Básicas (ZAB) foi criado em dezembro de 1992 e instalado nas alas norte e sul do Edifício Prof. Dr. João Soares Veiga no Campus Fernando Costa, em Pirassununga, dividindo o espaço físico com o Departamento de Zootecnia (ZAZ) e com um Departamento da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

Em 1995 foi realocado ao Parque de Exposições “Fernando Costa”, em área originalmente destinada ao curso de Mecanização Agrícola. Diversos recursos, como o Projeto de Apoio à Infraestrutura de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em conjunto com recursos orçamentários da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), permitiram a adequação e ocupação de suas áreas atuais. Atualmente, o ZAB abriga salas de docentes, laboratórios didáticos e de pesquisas equipados e em pleno funcionamento, Biotério e conjunto didático.

O ZAB acompanhou a expansão e desenvolvimento da FZEA nos últimos anos e hoje está formado por um grupo de docentes, funcionários e servidores técnico-administrativos altamente qualificados com capacidade para contribuir à formação profissional de excelência reconhecida da USP.

Objetivos do Departamento:

  • Fornecer uma sólida formação em ciências básicas aos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos e programas oferecidos na FZEA/USP, preparando os estudantes para as disciplinas de aplicação e profissionalizantes;
  • Realizar pesquisas nas áreas de ciências básicas puras e aplicadas, com especial atenção àquelas preferencialmente relacionadas à Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Biossistemas e Medicina Veterinária;
  • Realizar trabalhos de extensão de serviços à comunidade, nas áreas de ciências básicas aplicadas;
  • Expandir as atividades para novas áreas de atuação acadêmica, adequando-se aos avanços da ciência e da tecnologia.

 

 
Translate »