Departamento de Engenharia de Alimentos (ZEA)

Departamento de Engenharia de Alimentos (ZEA)
Logo do Departamento de Engenharia de Alimentos - ZEA/FZEA
Departamento ZEA

 

O Departamento de Engenharia de Alimentos (ZEA) foi implantado em outubro de 2003, após a aprovação da criação do curso diurno de Engenharia de Alimentos pelo Conselho Universitário da USP, bem como da ampliação de vagas do respectivo curso noturno, perfazendo o total de 100 vagas anuais. A primeira reunião do Conselho do ZEA ocorreu em 30 de outubro de 2003, quando foram eleitos para a sua chefia, o Professor Doutor Paulo José do Amaral Sobral, e para suplente de chefe, o Professor Doutor Carlos Augusto Fernandes de Oliveira.O ZEA foi criado excepcionalmente com sete professores doutores, três professores associados e um professor titular, e quatro técnicos. Atualmente, o quadro docente do departamento é composto por treze professores doutores, nove professores associados e dois professores titulares, todos em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP).

O Departamento dispõe ainda de cinco técnicos de nível superior (especialistas de laboratório), cinco técnicos de nível médio e dois de nível básico (de laboratório), além de uma secretária, um técnico administrativo e um estagiário. O pessoal do ZEA ocupa espaços em diversos locais do Campus, sendo que laboratórios e salas de docentes ficam distribuídos nos prédios Edifício Prof. Dr. Licio Velloso, Edifício Dr. George Edwuin Rottinghaus, Edifício Prof. Dr. João Soares Veiga, Anexo ao Laticínio Escola e Anexo Didático do ZAB.  No total, o departamento abriga vinte e quatro salas de docentes, duas salas de reuniões, vinte e dois laboratórios e áreas administrativas.

Além dos cursos de Engenharia de Alimentos (diurno e noturno), Engenharia de Biossistemas, Zootecnia e Medicina Veterinária, os docentes do ZEA também estão engajados nos cursos de pós-graduação em Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Engenharia e Ciência dos Materiais, e Mestrado Profissional – Gestão e Inovação na Indústria Animal.

Objetivos do Departamento

  • Ministrar aulas de disciplinas profissionalizantes aos alunos de graduação do curso de Engenharia de Alimentos da FZEA/USP, preparando-os para o mercado de trabalho, bem como desenvolver atividades de orientação científica dos alunos, melhor preparando-os para a carreira acadêmica;
  • Realizar pesquisas na área de Engenharia de Alimentos, em particular, e na grande área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em geral;
  • Realizar trabalhos de extensão de serviços à comunidade, na área de Engenharia de Alimentos e áreas afins;
  • Desenvolver novas áreas de atuação, adequando-se aos avanços da ciência.

 

Contato

E-mail: zea@usp.br
Tel: 55 19-3565.4284

 

 
Translate »