Laboratório Multiusuário de Análise Sensorial de Alimentos (ZEA)

Laboratório Multiusuário de Análise Sensorial de Alimentos (ZEA)

Laboratório Multiusuário de Análise Sensorial de Alimentos (LAMASA)
Tel: 55 19 – 3565.6852

Lab. Multiusuário de Análise Sensorial (ZEA) Lab. Multiusuário de Análise Sensorial (ZEA)

Análise Sensorial

A Associação Brasileira de Normas técnicas define a Análise sensorial como a disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações às características dos alimentos e materiais como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição. A análise sensorial é uma ferramenta cada vez mais utilizada pela indústria e na pesquisa científica e possui uma série de aplicações, tais como: Desenvolvimento de novos produtos; Controle de processos e de matérias-primas; Controle de produto acabado, envolvendo estimativa de vida-de-prateleira e controle de qualidade; Correlação de avaliações sensoriais com medidas instrumentais; e Estudos de mercado, tais como comparação de produtos e estudos de aceitação.

O Laboratório

O Laboratório Multiusuário de Análise Sensorial de Alimentos (LAMASA) do Departamento de Engenharia de Alimentos (ZEA) está equipado para a realização de uma série de testes sensoriais com as aplicações descritas acima. Está situado no prédio Prof. Dr. Lício Velloso e ocupa uma área de aproximadamente 70m2, dividida entre área de preparo de amostras, cozinha experimental, sala de treinamento e áreas com 4 e 9 cabines individuais e climatizadas.

Atividades de Ensino

O LAMASA é utilizado nas atividades práticas da disciplina ZEA1000 – Análise Sensorial de Alimentos dos cursos diurno e noturno de graduação em Engenharia de Alimentos e da disciplina ZEA5782 – Análise Sensorial de Alimentos do curso de pós graduação em Ciências da Engenharia de Alimentos. Nestas disciplinas, para a concretização do ensino, os alunos realizam testes sensoriais visando aquisição de experiência na aplicação das diversas metodologias.

Serviços

O LAMASA está disponível para utilização por toda a comunidade científica da FZEA para a realização de pesquisas em Análise Sensorial, bem como por empresas interessadas em testar seus produtos.

Valores para utilização das áreas do LAMASA

Para utilização do Laboratório de Análise Sensorial, o interessado deve entrar em contato com o técnico ou professor responsável para verificar as condições para realização do teste ou estudo sensorial e posteriormente agendar data e horário dos testes por meio do Sistema de Agendamento de Análise Sensorial – SAGAS através do endereço www.usp.br/sagasfzea.

Para realização de análise sensorial em projetos de pesquisa, é necessário obter a aprovação do projeto por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme regulamentado na Resolução 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. Para isso, o pesquisador deve cadastrar a pesquisa e todos os pesquisadores envolvidos na Plataforma Brasil do Ministério da Saúde. Este sistema irá fornecer uma folha de rosto (FR) numerada que deverá ser assinada pelo pesquisador responsável e pelo responsável pela instituição onde a pesquisa estará sendo desenvolvida. Com a FR o pesquisador poderá submeter a sua pesquisa para o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) para avaliação e aprovação. Estando a pesquisa aprovada pelo CEP, ela poderá ser realizada. Informações detalhadas podem ser obtidas na página do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da FZEA.

Responsável: Profa. Dra. Judite Lapa Guimarães
E-mail: julagui@usp.br
Tel: 55 19 – 3565.4314

Técnico de Laboratório: Alan Cleber Borim
E-mail: alan.borim@usp.br
Tel: 55 19 – 3565.6852

 

Voltar

 
Translate »