PAE – O Programa

PAE – O Programa

Os alunos dos Programas de Pós-graduação da FZEA/USP, que receberão seus títulos de Mestre ou Doutor, estarão habilitados a desenvolver atividades relacionadas à pesquisa e à docência para o ensino superior, sendo que a formação em pesquisa é atingida pela interação entre o aluno e o orientador. Com o objetivo de formalizar a experiência didática foi criado o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino o qual destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para a atividade didática de graduação. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) destina-se exclusivamente a alunos de pós-graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado.

O PAE na FZEA/USP é oferecido semestralmente sendo que para realizar o estágio no 1º semestre do ano, o pós-graduando deve se inscrever no processo classificatório em outubro do ano anterior. Para o 2º semestre, as inscrições ocorrem no mês de maio. O PAE consiste de duas etapas: uma etapa preliminar obrigatória, etapa de Preparação Pedagógica; e uma etapa posterior designada como Estágio Supervisionado em Docência.

Em relação à etapa de Estágio Supervisionado em Docência, esta será desenvolvida mediante a participação do aluno em disciplinas obrigatórias ou optativas oferecidas aos cursos de graduação, sob a supervisão do professor responsável pelas mesmas, e não poderá exceder 6 (seis) horas semanais.

Os participantes do programa, sem vínculo empregatício com a USP, poderão receber auxílio financeiro mensal. Os estagiários excedentes desta cota participarão do programa como estagiários voluntários. Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, ou seja, apresentação de relatório das atividades do estágio, com avaliação do supervisor(a) da disciplina, e aprovação deste pela Comissão Local PAE/FZEA e CPG/FZEA, os participantes têm direito a 2 (dois) créditos especiais pela atividade.

O programa é obrigatório apenas para os alunos de Pós-Graduação bolsistas da CAPES, entretanto, considerando que esta etapa é importante para a formação dos alunos de Pós-Graduação da FZEA/USP, os diferentes programas incentivam a participação de todos os alunos regularmente matriculados através da concessão dois créditos especiais. Em linhas gerais, os alunos envolvidos no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) desenvolvem atividades relacionadas a: participação nas aulas teóricas ministradas pelos professores responsáveis pelas disciplinas; organização de plantões para elucidação de dúvidas de exercícios teóricos e práticos; preparação e acompanhamento de aulas práticas; auxílio na elaboração e aplicação de provas e auxílio na correção de provas e relatórios de aulas práticas, entre outras. Os estagiários também têm a oportunidade de ministrar até 10% do conteúdo programático da disciplina, sempre na presença do supervisor.

Apresentação Reunião

 

 
Translate »