Bolsas de Estudo – Graduação

Bolsas de Estudo – Graduação

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Os editais para o Ciência sem Fronteiras estão disponíveis no Sistema Mundus.

Orientações CsF

Mérito Acadêmico

As Bolsas Mérito Acadêmico da USP têm por objetivo proporcionar formação e experiência acadêmica internacional aos seus alunos por intermédio da realização de cursos ou programas de pesquisa em Instituições estrangeiras de reconhecida qualidade. A bolsa tem duração de dois a seis meses, podendo a duração máxima ser estendida para até 18 meses, no caso de programas de Duplo Diploma.

Os editais para o Mérito Acadêmico estão disponíveis no Sistema Mundus.

Empreendedorismo

A Bolsa Empreendedorismo faz parte do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para alunos de graduação da Universidade de São Paulo.

Tem como um dos principais objetivos proporcionar experiência internacional em atividades de inovação e empreendedorismo aos alunos de graduação.

A responsabilidade pela seleção e gestão das bolsas é da Agência USP de Inovação através da Portaria GR nº 6640/15.

Os editais para a Bolsa Empreendedorismo estão disponíveis na Agência USP de Inovação. Maiores informações diretamente pelo email bolsainovacao@usp.br.

BRAFAGRI

O Programa CAPES/BRAFAGRI promove o intercâmbio de estudantes em todas as especialidades das ciências e engenharias agronômicas e agro-alimentares e da veterinária. O Programa acontece graças à parceria Brasil-França para intercâmbio de estudantes: estudantes brasileiros podem cursar até um ano de sua graduação na França e estudantes franceses podem estudar no Brasil pelo mesmo período.

As instituições envolvidas na parceria são: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, AgroParisTech, Ecole Nationale Veterinaire D’Afort.

A seleção para o Programa CAPES/BRAFAGRI é realizada anualmente na FZEA, com lançamento de edital específico.

Santander

O Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional, na modalidade graduação, visa fornecer condições para que estudantes com alto potencial de desenvolvimento possam aprimorar seus estudos no exterior, em instituições parceiras.

Os editais para o Programa Santander estão disponíveis no Sistema Mundus.

 

 
Translate »