Biociência Animal

Biociência Animal

Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal

O programa de Pós-Graduação em Biociência Animal (PPGBIO) é o mais novo programa da FZEA-USP, o qual foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em março de 2013. O PPGBIO iniciou suas atividades já com os cursos de Mestrado e Doutorado, ambos com nota 4 CAPES.

O PPGBIO está inserido na grande área de Ciências Agrárias, área de Medicina Veterinária junto à CAPES. Porém, esse programa difere de outros vinculados à área de Medicina Veterinária pois tem como objetivo não só de fomentar a pesquisa em áreas consagradas, como reprodução animal, melhoramento genético e saúde pública, mas também promover a inserção de diversos profissionais com outras formações (biólogos, biomédicos, zootecnistas, farmacêuticos, dentre outros), principalmente alavancando áreas multidisciplinares, como o desenvolvimento de terapias inovadoras, estudos pré-clínicos de medicamentos e o avanço nos estudos em bioagentes.

O PPGBIO é formado por 19 docentes credenciados para orientação no curso de Mestrado, dos quais 14 também são credenciados no curso de Doutorado. O corpo docente segue diretrizes da CAPES, compondo um grupo multifacetado, com pesquisadores experientes e líderes de grupos de pesquisa consagrados junto ao CNPq, sendo 10 bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, além de jovens pesquisadores com importante inserção nacional e internacional em suas linhas de pesquisa.

A captação de recursos externos à USP é considerável. Esses são provenientes de diversas agências de fomento, nacionais e internacionais, com destaque para a CAPES, CNPq, FAPESP e também em parcerias firmadas com empresas privadas. O PPGBIO disponibiliza bolsas de estudo da CAPES nos dois cursos, além de obter sucesso em solicitações junto à FAPESP, sendo essas solicitadas pelo estudante e seu orientador.

 

 
Translate »