Engenharia de Alimentos

Engenharia de Alimentos

 

Vídeo Institucional

Vídeo institucional PPG Engenharia de Alimentos

 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos
Histórico e Evolução

O programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da FZEA-USP foi aprovado pelo Conselho de Pós-Graduação da USP em dezembro de 2007 e pelo CTC da CAPES no segundo semestre de 2008, com nota 4. Iniciou suas atividades no ano de 2009, com o oferecimento de cursos de Mestrado e Doutorado.

O PPGEA apresenta uma área de concentração, Ciências da Engenharia de Alimentos, e duas linhas de pesquisa: Tecnologias Emergentes em Engenharia de Alimentos e Engenharia de Processos, Biotecnologia e Microbiologia na Indústria de Alimentos.

Este PPG foi proposto buscando-se a multidisciplinaridade, envolvendo profissionais formados em Engenharia de Alimentos e áreas afins, interessados em estudos sobre problemáticas da agroindústria de alimentos. A palavra alimento engloba matérias-primas, insumos, embalagens, produtos alimentícios e bebidas em geral, além de outras substâncias químicas ou produtos biológicos associados ao pré-processamento, processamento, conservação dos alimentos e tratamento de resíduos.

O objetivo geral do PPGEA da FZEA/USP é a formação de pesquisadores e docentes de alto nível, com habilidades e competências para atuarem em instituições de ensino e/ou pesquisa e na agroindústria de alimentos interessada no desenvolvimento de inovações tecnológicas.

O primeiro processo seletivo do PPGEA da FZEA/USP ocorreu em outubro/2008, sendo as matriculas dos alunos ingressantes neste processo efetivadas em 2009. As primeiras titulações ocorreram no ano de 2011 (9 mestrados e 1 doutorado). A partir deste ano, o programa iniciou um processo de contínua evolução no número de títulos na área, sendo que no ano de 2020 o PPGEA atingiu 194 titulações, sendo 121 de mestrado e 73 de doutorado.

Em termos de Avaliações na CAPES, o PPGEA foi submetido a avaliação de acompanhamento no ano de 2010, referente a 2009; foi avaliado em 2013, referente ao triênio 2010 a 2012; e em 2017, referente ao quadriênio 2013 a 2016, mantendo a nota 4.

 
Coordenadores:

  • Prof. Dr. Paulo José do Amaral Sobral – Coordenador 2009-2012
  • Profa. Dra. Rosemary Aparecida de Carvalho – Coordenadora 2013-2016
  • Profa. Dra. Christianne Elisabete da Costa Rodrigues – Coordenadora 2017-2021

 

 
Translate »