Lab. Integrado de Biocatálise e Síntese (LIBIS/ZMV)

Lab. Integrado de Biocatálise e Síntese (LIBIS/ZMV)

6344_1127_LIBS1

Atividades de Pesquisa: Os trabalhos pesquisa no LIBIS estão voltados para o campo da síntese orgânica parcial de compostos biologicamente ativos, processos químicos de obtenção de produtos naturais, biocatálise e outros bioprocessos. Ênfase tem sido dada aos trabalhos envolvendo biocatálise, sendo que recentemente o projeto “Lipases microbianas em síntese: obtenção e otimização da produção de lipases microbianas brutas e sua aplicação na obtenção de ésteres de aroma” foi aprovado pela FAPESP (processo 05/60399-8). Processos biocatalíticos (biotransformação), com enzimas isoladas ou com células íntegras, tornaram-se uma tecnologia muito atraente como alternativa aos métodos sintéticos convencionais de preparo de compostos orgânicos, principalmente em química fina de compostos quirais. Métodos biocatalíticos são ambientalmente compatíveis e, geralmente, permitem a realização de reações quimio, régio e estereosseletivas sobre variados substratos. Esta linha de pesquisa envolve o “screening” e uso de bactérias, fungos filamentosos e, principalmente, leveduras para realização de reações de redução de compostos carbonílicos, visando à obtenção de produtos enantiomericamente puros, sintética e farmacologicamente úteis. A abordagem quimioenzimática (biocatálise + métodos químicos) para a síntese de moléculas biologicamente ativas mais complexas, produção e avaliação de lipases microbianas e processos de resolução cinética também são estudados.

Serviços Oferecidos: Análises por cromatografia gasosa (GC-FID).

Equipamentos: cromatógrafo à gás (FID) com colunas capilares, titulador automático, estufas, shakers”, centrífuga e demais equipamentos tradicionais de laboratório.

Estágios: Estágios nas áreas de química orgânica e biocatálise, além das demais técnicas, equipamentos e protocolos usados pelo grupo de pesquisas.

Responsável: Prof. Dr. Gelson José Andrade da Conceição

Tel: 55 19 3565.4350

 
Translate »