Lab. de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD/ZMV)

Lab. de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD/ZMV)

Lab. de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD/ZMV FZEA/USP)

Atividades de Pesquisa e Ensino: O Laboratório tem suas atividades voltadas para pesquisas na área de biologia celular, biologia do desenvolvimento, biologia da reprodução e biotecnologia reprodutiva. Este laboratório desenvolve pesquisas na área de desenvolvimento embrionário bovino, reprogramação nuclear por transferência de núcleo ou por indução de pluripotência (geração de embriões clonados ou células iPS), controle molecular da oogênese e da interação cumulus-oocitária, metabolismo de gametas e embriões, mecanismos de comunicação no trato reprodutivo mediado por vesículas extracelulares e outros.

Técnicas Disponíveis: Possui estrutura para realizar pesquisas que envolvam técnicas de cultivo celular e de produção de embriões in vitro, técnicas de transferência de núcleo (clonagem), tem também estrutura para desenvolvimento de inúmeras técnicas de biologia molecular (determinação de expressão gênica, PCR-array, eletroforese, técnicas de deteção e quantificação proteica proteína, high resolution melting, etc), citometria de fluxo, detecção e caracterização de vesículas extracelulares (exossomos e microvesículas). Adicionalmente, conta com parcerias nacionais para a execução de técnicas baseadas em espectrometria de massas e em sequenciamento de DNA e RNA (genômica e transcriptômica).

Serviços Oferecidos: As atividades realizadas no LMMD incluem teste de DNA, PCR array para RNA mensageiros ou microRNAs, produção in vitro de embriões, ensaios para detecção proteica e outros ligados à área de cultivo celular, embrionário e biologia molecular.

Equipamentos: Os principais equipamentos são citômetro de fluxo BD FACSARIA para análise e separação de células, incubadoras de CO2 e de O2 e fluxos laminares para produção e cultivo de embriões, de células bovinas, e de células-tronco de diversas espécies, termociclador ABI7500 e QuantStudio6 para PCR em tempo real, termocicladores comuns (SimpliAmp e ProFlex), cubas e fontes para eletroforese de macromoléculas, espectofotometro para quantificação de macromoléculas, bioanalyser 2100 para eletroforese microflúidica de DNA, RNA e proteínas, microscópio invertido e micromanipulador Eppendorf, sistema de leitor de imagem ativada por LASER ou de imagem marcadas por radioisótopos, sistema básico para clonagem e amplificação de células competentes, freezer -80oC para congelamento de amostras biológicas, sistema de detecção de proteínas ChemiDoc, sistema AMAXA para transfecção gênica, estereomicroscópio Nikon (SMZ745T), Sistema de avaliação de vesículas extracelulares (NanoSight SM10).

Estágios: Aceita-se estagiários para períodos de média ou longa duração. Para informações, acesse: http://www.fzea.usp.br/?page_id=22681

Responsáveis:
Prof. Dr. Flávio Vieira Meirelles
Prof. Dr. Felipe Perecin
Profa. Dra. Cláudia Lima Verde Leal
Profa. Dra. Fabiana Fernandes Bressan
Prof. Dr. Juliano Coelho da Silveira

Tel.: 55 19 3565.4162

 

Logo LMMD/ZMV

 

 
Translate »