Projeto de Extensão da FZEA desenvolve ações pedagógicas contra o coronavírus

O Projeto de Extensão Universitária intitulado Ações de proteção contra a Covid-19 para produtores rurais, trabalhadores da agroindústria e suas famílias, sob coordenação do Professor do Departamento de Engenharia de Biossistema, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Luís Fernando Soares Zuin, elaborou um conjunto materiais de divulgação contendo procedimentos contra a COVID-19 a serem adotados por produtores rurais, trabalhadores da agroindústria, familiares, profissionais que prestam assistência técnica e agentes de fiscalização.

Segundo o coordenador do Projeto, Prof. Luís Fernando Soares Zuin:

o Projeto nasceu da preocupação com a manutenção da saúde dos nossos produtores e trabalhadores rurais, familiares e técnicos que atuam nos territórios rurais de organizações governamentais e privadas, relativo aos efeitos da COVID-19 em toda a América Latina. Para o professor, a presença da COVID-19 entre os envolvidos nas cadeias produtivas agropecuárias brasileiras “pode ameaçar a segurança alimentar e nutricional da população”.

Diante deste cenário, o professor, juntamente com professores, pesquisadores e servidores públicos de várias organizações como: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Unidade Pecuária Sudeste (EMBRAPA-Brasil); Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (USP- Brasil); Universidade Federal de São Carlos (Brasil); Universidade de Passo Fundo (Brasil); Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em São Paulo (SFA-SP/MAPA/Brasil); Universidade de Coimbra (Portugal); Istituto Zooprofilattico Sperimentale del Mezzogiorno (CReNBuf-Itália); entre outras organizações, lançaram dois livros contendo um conjunto de ações pedagógicas, sendo:

• Manual Técnico Operacional: procedimentos de biossegurança para prevenção do contágio e propagação da Covid-19 para extensionistas rurais e agentes de fiscalização; e
  • Diálogos para prevenção da Covid-19 nos territórios rurais.

Os dois livros possuem ao todo as seguintes ações pedagógicas:

• 24 mensagens de voz;
  • 12 vídeos em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais);
  • 23 infográficos; e
  • 15 cartazes.

Diálogos para prevenção da Covid-19 nos territórios rurais.

Todos esses materiais foram desenvolvidos para serem usados via WhatsApp e outras redes sociais, sendo baixados e visualizados na tela dos celulares.

Os dois livros foram traduzidos para o espanhol bem como suas mensagens de voz, cartazes e infográficos. Estes materiais chamaram atenção de representantes da FAO no seu escritório no Chile (em Língua Portuguesa, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). A organização está divulgando as ações pedagógicas pelos países da América Latina, através dos seus programas ligados ao desenvolvimento da agricultura familiar. Estes materiais foram desenvolvidos para serem utilizados por qualquer organização em suas interações nos territórios rurais que falam português ou espanhol.

Todos os livros e ações pedagógicas podem ser baixados de forma gratuita no site da Comissão de Educação Sanitária da Superintendência do Estado de São Paulo do MAPA.

Também podem ser encontradas as ações pedagógicas no site da Pedro & Joao Editores.

O projeto tem duração até maio de 2022 e pretende desenvolver outras ações pedagógicas visando a prevenção a Covid-19 nos territórios rurais de toda América Latina.