Plano de gestão de uso – Central Analítica Multiusuário

Plano de gestão de uso – Central Analítica Multiusuário

 

Central Analítica Multiusuário
CAM FZEA/USP

 

A Central Analítica Multiusuário da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (CAM FZEA/USP) foi implantada e cadastrada na Plataforma USPMULTI em 25/04/2023, tendo sido instalada graças ao apoio da FAPESP, através dos recursos da Reserva Técnica Institucional (RTI) FAPESP, além de recursos orçamentários da FZEA/USP, já com equipamentos de apoio e um sistema de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com Detector de Arranjo de Diodos (HPLC-DAD).

 

Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (HPLC-DAD)

HPLC-DAD


 

A CAM/FZEA está organizacionalmente vinculada à Diretoria da FZEA/USP (sendo, portanto, supra departamental), já que tem por finalidade prestar serviços de apoio à pesquisa a todos os usuários da Unidade e também de outras Unidades instaladas no Campus da USP em Pirassununga, com vistas à otimização do uso racional de equipamentos multiusuários nela instalados, integração das diversas áreas de pesquisas desenvolvidas na FZEA/USP, e ampliação da oferta de serviços laboratoriais a todos os docentes, alunos e pesquisadores que exercem suas atividades na Unidade.

No presente momento (nov/23), a CAM/FZEA encontra-se em fase de expansão de sua área física, graças a apoio financeiro obtido junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/USP). Encontra-se também em andamento, graças ao apoio da PRPI/USP, um processo de contratação de Químico(a) Analítico(a) com sólida formação em técnicas de análises cromatográficas (detectores ópticos, eletroquímicos e de espectrometria de massas) e espectroscópicas (molecular e atômica), atuando também no desenvolvimento, implantação e validação de metodologias analíticas que envolvam técnicas por espectrometria de massas.

Além do HPLC-DAD, a CAM/FZEA deverá contar também com um sistema de Cromatografia Líquida de Ultra Eficiência Acoplado a Analisador de Massas do Tipo Quadrupolo-Tempo de Voo (UPLC-Q-TOF), em análise pela FAPESP. Este equipamento reúne a alta capacidade de separação da cromatografia líquida de ultra eficiência com a sensibilidade e alta capacidade de resolução dos analisadores de massas do tipo Q-TOF, permitindo a detecção e identificação acurada de um grande número de moléculas dentro de uma mesma corrida cromatográfica. Tais características fazem com que este tipo de equipamento seja especialmente importante em pesquisas que envolvem o estado da arte em “ciências ômicas untargeted”.

 

Cromatógrafo Líquido de Ultra Eficiência Acoplado a Analisador de Massas do Tipo Q-TOF (UPLC-Q-TOF)

UPLC-Q-TOF


 

As informações sobre o funcionamento da CAM/FZEA, incluindo horários de funcionamento e procedimentos para acesso de usuários aos equipamentos e gestão financeira, encontram-se disponíveis no:

 
USPMulti

 
Translate »